segunda-feira, 7 de novembro de 2011

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES - FILME




Já faz algum tempo que o cinema sueco vem trazendo excelentes produções, mas nos últimos anos está mais presente em festivais pelo mundo e não poderia deixar de aterrissar no país do futebol. Como exemplo posso citar o belíssimo filme de terror e suspense Deixe-me entrar. Recentemente (2010 para ser mais exato) o fenômeno Millenium invadiu o planeta e eu fiquei simplesmente de boca aberta por assistir um filme de 2 horas e 32 minutos sem dormir e nem ao menos ficar entediado, algo raro para um filme com uma duração tão elástica. O filme em questão é os homens que não amavam as mulheres, na verdade ele deveria se chamar Os homens que odiavam as mulheres, mas por acharem que aqui no Brasil o título ficaria fora dos "padrões" brasileiros resolveram dar uma "pequena amenizada" (como se aqui no Brasil não existam homens que odeiem as mulheres, claro, eu não me incluo nesse grupo).

Existem mais dois filmes da trilogia Millenium A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar, mas no momento não comentarei sobre eles. 

No filme Os homens que não amavam as mulheresStieg Larsson autor da trilogia consegue amarrar de forma magistral todos os elementos que compõe a estória. Este é um suspense com pitadas dramáticas e uma relação romântica um tanto quanto exótica e não tradicional.

A trama conta com duas personagens principais, uma hacker chamada Lisbeth que é uma punk de corpo e alma e geralmente consegue o que quer e um jornalista com excelente faro investigativo chamado Mikael, a vida deles de cruza quando Mikael resolve investigar o desaparecimento da filha de um homem muito rico e poderoso. O mais curioso é que durante todos esses anos o pai da garota desaparecida recebe em seu aniversário uma flor emoldurada, a mesma que a sua filha lhe deu antes de desaparecer.

O filme é tão surpreendente que chegou a arrecadar no mundo mais de 170 milhões de dólares, aí o que Hollywood fez? Contratou Daniel Craig para fazer a refilmagem em inglês do filme que será dirigido por David Fincher. Fico muito preocupado quando isso acontece, pois a impressão que tenho é que Hollywood acha que se não for feito por eles um filme não pode ser bom, espero que não estraguem o que já é perfeito.

O filme é simplesmente um dos melhores filmes que vi em 2010 e acredito que quem o assistir terá uma opinião muito parecida com a minha só aconselho que ao decidir assisti-lo reserve um dia no fim de semana tranquilo ou se preferia uma noite de insônia.

Caso queira assistir o trailer do filme estou disponibilizando logo abaixo:




Nenhum comentário: